Páginas

domingo, 11 de setembro de 2011

Maurício de Souza e os livros

Em 2008, no site do Mauricio de Souza, um fã fez a seguinte pergunta ao cartunista:

"Oi, Mauricio!

Gostaria de saber se você lia algum livro quando era criança, quais são os livros que você lê hoje e se algum livro influenciou na sua vida, pois faremos uma feira cultural no colégio e o tema do projeto de Português é 'Quem lê faz'. Obrigado pela atenção."

Como resposta à pergunta, Mauricio de Souza escreveu um texto que conta sua relação com a leitura desde criança até hoje. Leia o texto abaixo escrito pelo cartunista:

"Eu lia muito, sim. Primeiro gibis e depois livros. Mas lia muito mesmo.
Era o tipo de leitor que as pessoas chamam de compulsivo. Queria ler sempre. Se pegava um livro interessante, não parava  de ler até chegar à última página.
Como disse, comecei pelos gibis, que li, antes mesmo de entrar na escola.
Primeiro minha mãe lia pra mim.
Depois, por falta de tempo, preferiu me ensinar a ler, aos pouquinhos, letra por letra, sílaba por sílaba, palavra por palavra.
Assim, em pouco mais de três meses, já podia soletrar as palavras escritas nos balões das histórias em quadrinhos.
E assim fui 'devorando' história após história, conhecendo os mais variados personagens e me deliciando com as descobertas que fazia naquela janela aberta para o mundo. Afinal, não havia televisão, o cinema não era pra toda hora (na minha idade, quase 6 anos) e eu morava no interior, Mogi das Cruzes.
Mas a curiosidade era maior do que a minha cidade, do que o meu país, do que o meu mundo. Queria mais e mais, varando as páginas dos gibis.
Depois de alguns poucos anos, as histórias em quadrinhos já não me bastavam. Acabavam logo. Eu lia rápido demais. E não era toda hora que havia gibis novos. Então, me caiu nas mãos um primeiro livrinho de história, bem infantil. Era a história de uma fadinha, com poucas cores, mal impresso, texto simples, livro curto. Li num pulo. Mas foi insuficiente. Queria mais.
Foi quando meu pai comprou uma edição colorida (papel encorpado, textos curtos e grandes ilustrações) de uma história do Mickey, 'O matador de gigantes', baseado num desenho animado do Disney. Muito bem impresso. Adorei!
Lia e relia. Via e revia as lindas ilustrações. E queria mais.
Até que fui 'atropelado' pela obra de Monteiro Lobato e entrei no Paraíso.
Era outro mundo, outro universo, outro estilo, outra coisa.
Li TUDO da turma do Sítio do Pica-pau Amarelo e depois passei para os livros que ensinavam matemática, gramática, falavam de petróleo, tudo do Lobato... Até chegar à portentosa série dos trabalhos de Hércules.
Ufa! Já sabia Lobato de cor e estava na hora de passar para outros autores. A curiosidade me impelia. A compulsão me empurrava. Comecei a devorar os livros de aventuras, tipo Jack London, com quem fiz belas e inesquecíveis viagens. Igualmente com Julio Verne. Seguindo depois para romances históricos, biografias, ficção científica, policiais, 'Machados de Assis', 'Eças de Queirós' e o que viesse mais.
Houve tempo (nos meus 13, 14 anos) em que eu lia um livro por dia. Era o melhor 'cliente' da biblioteca da escola, do ginásio, do município. Agradeço aos céus por isso, pois as leituras e tudo o que aprendi lendo - informações, estilos - me ajudaram em todos os momentos futuros da minha vida. Primeiro quando eu buscava os primeiros empregos e preenchia as primeiras fichas, o meu português me punha nos primeiros lugares das filas de pretendentes a uma colocação.
Foi assim nos primeiros escritórios, depois no jornal, depois quando comecei a escrever quadrinhos e, logicamente, quando precisei me comunicar oralmente. Ler e falar se completam.
Assim, acho que posso afirmar que, entre outros fatores, a leitura foi o fator mágico que me permitiu a comunicação fácil em qualquer circunstância.
A chave, a porta e a entrada estão nos livros.
Hoje procuro lançamentos nas livrarias por impulso ou por indicação, mais as revistas semanais, os principais jornais e as revistas de quadrinhos que me tragam novidades. É uma pena que não tenha todo o tempo do mundo para ler mais... As minhas outras atividades também merecem atenção.
Ah! Sim, também tenho outra compulsão: guardar tudo o que leio para, se for o caso e der tempo, ler de novo.
Então vocês podem imaginar o tanto de livros e gibis que juntei nestes anos todos. E gosto tanto desses livros, desses gibis, que tenho guardados até hoje os exemplares com as primeiras histórias que li.
Agora essas publicações serão preparadas para enriquecer a biblioteca do nosso estúdio. Naturalmente servirão de chamarizes para que outros compulsivos como eu cresçam e apareçam. Ou melhor, apareçam e cresçam."

(http://www.monica.com.br/mauricio-site/)

26 comentários:

  1. São história como essa, que me dá vontade, de ler mais e mais! Amo ler, não gibis, e sim histórias fictícias, que abrem asas a imaginação. Porém como ele disse não são todos, que tem paciencia, e vontade de ler.. E na minha opinião, não sabem o que estão perdendo.
    Julia Lyssa - 7°A

    ResponderExcluir
  2. Professora Denise,adorei o texto de Maurício de Souza ele me deu muita vontade de ler um bom livro,vou até começar a ler um,e mais,vou também começar a ler um gibi dele!
    Ele me mostrou o que é ter um grande prazer pela leitura,o que é amar os livros,comcordo plenamente com ele,a leitura é tudo,nos da um bom vocabulario,uma boa bagagem cultural e nos leva ao mundo da imaginação.
    Adorei o texto!
    Everthon Z. Carniel-6ªB

    ResponderExcluir
  3. Adorei o texto. Concordo com o autor que os livros abrem janelas da nossa imaginação. Eu quero tambem me esforçar para ser um compulsivo por leitura. Muito bom o texto adorei. Daniel Torres 7A

    ResponderExcluir
  4. O texto é muito bom. Ele nos ajuda a entender sua
    (professora Denise) preocupação em nos fazer ler livro, e aquele seu comentário de quem vai conseguir um papél na sociedade é aquele que sabe a norma urbana de prestígio.
    Danielle S. Fabbris 6ºA

    ResponderExcluir
  5. O texto que o escritor Maurício de Souza publicou, como uma resposta a um fã.
    Foi muito legal, eu conheci um pouco da sua vida com os livros e lendo o texto, dá para se enteressar mais sobre a leitura, é verdade a leitura abre portas para novas chances.

    ResponderExcluir
  6. Professora Denise
    Eu achei o texto de Mauricio de Souza muito interesante, pois mesmo eu não gostando de ler, aprendi que a leitura nos leva longe, porque com a leitura aprendemos a ler e escrever sem falta de ortográfia, o que nos pode ajudar muito no nosso futuro,ao nos comunicarmos com as pessoas e até nos nosos próprios curriculos de trabalho.
    Kathrin De Lourdes Le Mener 6ª série B nº 16

    ResponderExcluir
  7. Professora Denise .
    Eu achei o texto muito interessante porque mostra o quanto ler é importante , contagiante e nostálgico. Eu mesmo come sarei a ler gibis e depois irei partir para outros tipos de leitura.

    Nome: João Victor Gonçalves dos Santos 6°A

    ResponderExcluir
  8. Professora Denise, esses textos e gibis do Mauricio de Sousa me influenciam muito a ler, por que foi assim que comecei a mostrar interesse a leitura
    Matheus D. Passatuto 7 série B

    ResponderExcluir
  9. Professora, realmente o Mauricio de Souza é uma pessoa muito inteligente e com certeza essa inteligencia veio principalmente de suas muitas leituras, no meu caso, amo ler mas geralmente não leio o quando deveria, talvez por preguiça mas estou mudando isso, parabéns pelo seu blog, ele está fabuloso !

    Larissa S. Adomaitis 6ºC N. 28 .

    ResponderExcluir
  10. Professora Denise,
    O texto é ótimo. Agora eu sei como a leitura é importante para nós e, como ela vai nos ajudar futuramente.
    Maurício de Souza foi capaz de ler tudo aqueles livros, assim, é correto afirmar que do mesmo jeito que ele conseguiu, nós também podemos ler muitos livros.

    Danielle S. Fabbris 6ºA N°5

    ResponderExcluir
  11. Profesora Denise,
    Adorei o texto e, vi o que eu sinto quando leio um livro, é parecido com o que Mauricio de Souza disse no texto.
    Achei o texto interessante e educativo.
    Acho que as pessoaos deveriam lê-lo.
    Thaís S. Fabbris 7ªb nº26

    ResponderExcluir
  12. Professora,
    Amei o texto, porque nele as pessoas podem aprender de como ler é bom! E como eu sou quase igual a ele, amo muito ler. Professora, concordo com o que ele diz e com o que você sempre diz, ler abre caminhos para a vida, as pessoas que leem a cabeça é mais aberta para o mundo.
    Isabela Monteiro n°11 7ª série B

    ResponderExcluir
  13. Professora Denise,
    Gostei muito do texto.Realmente ler é muito importante.A leitura nos ajudaa dialogarmos com as pessoas ou até mesmo escrever com facilidade.O que Mauríci de Souza disse é uma das coisas que vocÊ mais fala para nós na sala de aula.
    ''Ler é muito importante para toda a nossa vida''.
    Amanda Gomes do Carmo 6ºA N°1

    ResponderExcluir
  14. Professora,

    Gostei muito da sua publicação, pois me identifico um pouco com o Maurício de Souza. Eu também comecei lendo gibis (do Maurício de Souza, aliás) e deles passando por outros gêneros, de alguns gostei mais e de outros não. Eu também quando começo a ler um livro, só paro quando eu acabo. Eu gosto muito de ler e tento incentivar meus amigos também, pois ler é muito bom! Todos deviam tentar ler ou se aprofundar mais no mundo da leitura!

    Pedro Henrique Luccas, nº25, 7ºB

    ResponderExcluir
  15. Denise,
    amei a resposta do Maurício de Sousa, agora intendo e compreendo, porque você insiste tanto para que eu pegue outros livros e não só os de poesia para ler, porque se eu só ler poesias o meu conhecimento não será tao amplo como deveria.
    Agora vou começar a ler outros livros para como disse o Maurício para ter a "bagagem" cheia.

    Laura Kuka N°16 6ª série A

    ResponderExcluir
  16. Amei a resposta de maurício,me estimulou a ler mais,consertesa vou ler varios livros nas ferias afinalo e entediante,não fazer nada durante as ferias. Larissa Helena 6A N 14

    ResponderExcluir
  17. Professora Denise, achei o texto muito interessante , porque mostra o quanto a leitura é importante , o cartunista Maurício de Sousa fala que por causa de ele ter lido vários livros e gibis isso o ajudou em seu português e sempre o fez o sempre ficar em frente em fichas para empregos então ler é preciso não só porque é legal mas também quem Le está um passo a frente.

    Nome:João Victor Gonçalves dos Santos N°25 6°A

    ResponderExcluir
  18. Eu concordo com o Mauricio, que ler abre portas na sua vida, e esse texto mostra o quanto é importante ler
    João Pedro Sisdelli Valentim 7°A N 14

    ResponderExcluir
  19. eu gostei muito de como ele fala que ler é importante para nos e que só vai abrir portas na sua vida. mas não e só isso que os livros fazem na sua vida eles também fazem você aprender coisas novas. e também faz você rir se divertir,chorar e etc.Bom resumindo quando você lé entra em um novo mundo de emoçoes

    Davi Simões Dos Santos 7°B

    ResponderExcluir
  20. Eu achei muito interessante a história do Maurício com a leitura. Desde de criança ele já amava ler, e isso é muito importante. E o bom que a leitura faz você ser muito melhor do que já é, e melhora nossos vocabulários. Quanto mais você lê mas conhecimento você tem.

    Daniela S. Menezes n°:6 7°B

    ResponderExcluir
  21. Professora Denise, eu achei bem interessante esse texto de Maurício de Sousa pois fala de como a leitura o ajudou na sua escrita e conhecimento.
    Sei que você professora vera eu pegando varios e varios livros e gibis de Maurício de Sousa pois como ele disse ler é muito importante para a vida.

    Nicholas Romano N°21, 6ª série A

    ResponderExcluir
  22. nossa!!! surpriendente ,muito legal saber a historia dele que começou dos gibis até chegar nesse nivel dos livros grandes,mas é bom ja começar a ler mais histórias para saber mais sobre tudo,por que tudo é movido pela leitura! Leonardo Munhoz N17 6a

    ResponderExcluir
  23. A leitura é muito importante, é uma forma mais divertida de praticar a escrita, a leitura leva qualquer um a um mundo diferente, com a leitura podemos usar a imaginação eu adorei o texto e me deu muita vontade de comprar muitos livros e começar a ler agora.
    Helena Marzola, 6ª C.

    ResponderExcluir
  24. “Leitor obsessivo compulsivo... Isso não deve ser ruim.”

    Muito Bom texto do Maurício de Souza. É bem interessante como as pessoas praticamente viciam nos livros, mas também, basta o livro ser bom que qualquer um já vai revirando as paginas!

    Gabriel Cyrillo 7°série A

    ResponderExcluir
  25. Em seu texto, Maurício de Souza quis passar para os seus leitores, que não existe tempo, lugar e idade para navegar no mundo da leitura, é por meio da leitura, que obteve informações, estilos que o ajudaram nos tempos futuros.
    Ele diz que a leitura foi o fator magico que permitiu a comunicação facíl em qualquer circunstacia.
    É isso mesmo: estimular a leitura desenvolve a cidadania e transforma a sociedade.
    ass: Ana Lara Costa 7A n 02

    ResponderExcluir
  26. Professora,
    Realmente o Mauricio de Souza é uma pessoa muito inteligente, poucas pessoas tem essa visão dos livros hoje em dia.
    O que ele sente quando lê, ah como é belo esse sentimento, gosto muito de ler e sei que não leio tanto como deveria, mais estou disposta a mudar isso. Parabéns pelo blog professora esta ficando muito bom.
    Lethicia Ribeiro N° 6ªsérie C

    ResponderExcluir